24 de setembro de 2012

The Devin Townsend Project - Epicloud (2012)

Após uma aparição gravando os vocais para o disco Sex & Religion de Steve Vai, o então desconhecido Devin Townsend decidiu que existia muita coisa errada na indústria fonográfica e resolveu fazer tudo com as próprias mãos e suor.
Iniciando seus trabalhos com a banda chamada Strapping Young Lad, conseguiu relativo sucesso no mundo do heavy metal underground, fazendo um som mais extremo, porém com melodias bem encaixadas, e já destacava o seu grande talento para produção e mixagem. Paralelamente, lançou alguns trabalhos sob o nome de The Devin Townsend Band, trabalhos estes mais voltados para o hard rock e metal progressivo, menos agressivos que o que se ouvia em Strapping Young Lad.
Após o nascimento de seu primeiro filho, Devin Townsend decidiu “aposentar” as duas bandas e se dedicar apenas a escrever e produzir discos solos. O primeiro fruto dessa nova fase seria o disco Ziltoid the Omniscient. Com um clima de paródia, misturando heavy metal com toques de ópera e cara de “musical da Broadway”, o disco conta a história de um alien chamado Ziltoid que ameaça destruir o planeta Terra se não lhe for entregue o melhor e mais perfeito copo de café preto.
Em seguida, num período de dois anos foram lançados quatro discos. Sob a alcunha de The Devin Townsend Project, Ki, Addicted, Descontruction e Ghost representam cada estilo de composição favorito do músico. Indo desde músicas lentas, sem guitarras distorcidas e atmosfera sombria, passando pelo hard rock melódico e o metal progressivo e chegando ao metal extremo, cada disco representa uma faceta da carreira do músico.
Epicloud funciona como o resumo destes quatro trabalhos, misturando novamente todas as influências. Com o já costumeiro excelente trabalho de produção e mixagem, e o bônus dos vocais de Anneke van Giersbergen (The Gathering), o disco é um agrado para os que já conhecem o trabalho do artista, passeando por todas as influências diversas com leveza e sutileza, e também uma boa porta de entrada para quem quiser conhecer o trabalho deste por ora genial, por ora simplesmente maluco, Devin Townsend.

Lucas Peixoto.

Nenhum comentário: