19 de setembro de 2012

Storm Corrosion - Storm Corrosion (2012)



Mikael Åkerfeldt (Opeth) e Steven Wilson (Porcupine Tree), dois dos mais conceituados músicos do rock contemporâneo, mostraram em Storm Corrosion o que se espera quando grandes nomes se juntam para um “projeto paralelo”. Após Steven ter colaborado com o Opeth, produzindo 3 álbuns e mixando um outro, a grande amizade e afinidade musical surgida entre os dois fez nascer a ideia de um projeto entre eles. A expectativa entre os fãs era grande, já que todos os trabalhos em que um dos dois tiveram envolvidos sempre foram marcados pela heterogeneidade de estilos e grande liberdade criativa.
E o resultado que se ouve em Storm Corrosion é realmente impressionante. Passando longe do metal com rock progressivo do Opeth e do experimentalismo do Porcupine Tree, a dupla aproveitou este projeto para colocar em prática um lado mais introspectivo. Com canções longas, ambiente denso e arrastado, melodias melancólicas e calmas, e tudo embalado com a grande sensibilidade esperada da dupla. É o tipo do som que deve ser ouvido passivamente, deixando-se envolver pela atmosfera e o ambiente de cada detalhe de cada faixa.
Desde a inquietante faixa de abertura “Drag Hopes”, que ganhou um vídeo clipe nada menos do que genial, até a tranquilizadora “Ljudet Innan” que fecha o disco, Storm Corrosion é uma viagem por ambientes e sensações obscuras, ora sufocantes, ora tranquilizadoras, um prato cheio para quem quer ir além de uma simples percepção sonora.


Nenhum comentário: