2 de setembro de 2012

Old Man's Child - Ill-natured Spiritual Invasion (1998)

Ah o Black Metal... hordas amadas e odiadas, aqui o subgênero do Metal apresenta-se em sua forma melódica. Como quase todo grupo de sua época, nasceu tocando covers de Slayer e Metallica, pilares do Thrash Metal.
Após idas e vindas de integrantes, o norueguês Galder decidiu gravar todos os instrumentos do terceiro álbum do Old Man's Child, exceto a bateria, que ficou por conta de Gene Hoglan. Para este full length Galder alterou até o posicionamento dos amplificadores do estúdio, para soarem mais Black Metal.
O resultado é um Black Metal bem melódico e sinfônico, mas não são músicas cansativas e a audição não fica enfadonha, pelo contrário, é algo contagiante, sincero. As letras tem suas passagens clichês, como "I belive the devil and I will burn in hell" em Demoniacal Possession. Mas é um clichê quase que necessário, não consigo imaginar outras palavras a não ser estas. O início de God of Impiety tem uma microfonia irritante, mas logo a música se mostra cheia de ódio e fúria.
Uma pena que Galder (que também tem função de guitarrista do Dimmu Borgir desde 2000) não conseguiu o mesmo desempenho com sua one-man-band nos álbuns seguintes, Ill-natured Spiritual Invasion é uma obra que precisa ser ouvida até por quem não gosta tanto do estilo.
Em tempo: não podemos deixar de citar que o álbum encaixa-se perfeitamente na regra de como ser um true black metal: O título de seu álbum deve ser composto de três palavras de difícil relação uma com a outra. Dimmu Borgir são os mestres nisso. Por exemplo: "Enthrone Darkness Triumphant", "Spiritual Black Dimensions", "Puritanical Euphoric Misanthropia", "Godless Savage Garden".


Leonardo Milan.

Nenhum comentário: